terça-feira, 21 de setembro de 2010

Chuva de granizo deixa telhados e ruas brancos em Guarulhos


 Chuva de granizo


A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi atingida na tarde desta terça-feira por uma forte chuva de granizo que encobriu os telhados das casas e os carros. Um trator foi deslocado para a retirada do gelo das ruas. O Corpo de Bombeiros registrou pelo menos dez ocorrências relacionadas com o temporal.
O granizo foi causado por um fenômeno chamado "cumulonimbos", que tem como característica se formar quando há grande umidade e elevadas temperaturas, informou o Instituto Climatempo. O cumulosnimbos forma nuvens com mais de dez quilômetros de extensão e temperatura inferior a -50ºC.



A cidade simplesmente se tornou um caus em segundos , Apesar do fenomeno ser lindo e dar a sensação de bariloche.. A chuva desta terça-feira, acompanhada de granizo, causou estragos em diversos bairros de Guarulhos (Grande SP). Segundo a Defesa Civil, em algumas áreas, o acúmulo de gelo nas ruas chegou a 30 cm. Foram registrados alagamentos e destelhamentos de casas, e há famílias desalojadas --temporariamente na casa de amigos ou parentes.


Também na tarde desta terça-feira, uma chuva de granizo atingiu pelo menos seis municípios da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Em Cândido Godói, as pedras de gelo caíram em três ocasiões, às 15h, 16h e 17h30min.
As pedras eram pequenas e, segundo o Corpo de Bombeiros, não há registros de danos até o momento. Choveu granizo também em Porto Lucena, São José do Inhacorá, Sete de Setembro, Salvador das Missões e Campina das Missões.








De acordo com o Climatempo, a frente fria que passou pela Grande São Paulo no último fim de semana trouxe ventos marítimos que deixaram o ar da cidade carregado de umidade. Com isso, a alta temperatura registrada — a máxima nesta terça-feira chegou a 29ºC — fez a umidade subir e se resfriar até formar as pedras de gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário